728x90 AdSpace

Notícias
14 de abril de 2015

APDF com a Direcção Geral de Saúde


Na sequência da reportagem do Expresso relativa ao passado dia 9 e da revolta ao tomar conhecimento do conteúdo da circular normativa nº 12 de 2004, a Dra. Margarida Neves de Sá, presidente da APDF, conseguiu marcar para hoje, 14 de Abril, uma reunião com o Dr. Alexandre Diniz, da Direcção-Geral de Saúde.
Eis o relato, em primeira mão, do que foi partilhado pela presidente da APDF na página de facebook da associação:


BOA NOITE, AMIGAS(os), cheguei com o coração cheio de ALEGRIA e de Ternura para Vós!

Hoje os DOENTES FIBROMIÁLGICOS ganharam uma das Mais Importantes Batalhas de sempre!

Como previa, a APDF foi recebida com muita simpatia pelo Senhor Dr. Alexandre Diniz da DGS.


Pelo que foi dito, logo que foi contactado ontem pela APDF tratou de imediato ler a notícia sobre Fibromialgia no Jornal Expresso.

Imediatamente tomou uma decisão:

Mandou compilar todos os Artigos científicos mais recentes que fossem encontrados na Internet, assim como todas as Revistas Médicas actualizadas.

Logo que cheguei, foi-me apresentada uma enorme pasta já com um elevado número desses Artigos, que, perante os que levei do género, que foram reconhecidos como úteis, fez-me sentir "pequenina" perante a incomparável quantidade que me foi apresentada.

A nossa conversa começou pelo que tinha saído no Jornal Expresso. Pelo que já me tinha sido comunicado ontem pelo telefone , todas as frases que lá foram inseridas sem carácter comprovadamente científico, serão retiradas da Circular Normativa Nº 12 DGCG de 02/07/2004.

Tendo em conta a gravidade da situação e atendendo a que no nosso país a classe médica continua a não cumprir o estabelecido por Lei,

A DGS VAI ELABORAR UMA NORMA DE ORIENTAÇÃO CLÍNICA SOBRE DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS SOBRE A FIBROMIALGIA.

ESTA SERÁ UMA NORMA DE CONDUTA MÉDICA PARA IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS DOENTES COM FIBROMIALGIA.  SERÁ ELABORADA POR GRUPOS DE PERITOS/CONSULTORES DA DGS QUE IRÃO APENAS DEBRUÇAR-SE SOBRE AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ROBUSTAS PUBLICADAS EM REVISTAS CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS.

Atendendo às características da patologia, foi solicitado pela APDF que essa equipa fosse constituída sob um processo multidisciplinar, de acordo com as necessidades da doença. Foi respondido pelo Dr. Alexandre Diniz que nem faria sentido de outra forma.

A APDF salientou a necessidade de um debruçamento muito especial, por uma questão de justiça clínica, sobre os diversos Graus que definem a Fibromialgia, relevância essa que foi aceite, sendo mencionado mesmo que esta patologia nunca deverá ser vista como a maioria das outras doenças, ou seja, analisado cada doente igual aos demais, como um "todo"!

Foi perguntado ao Senhor Dr. Alexandre Diniz quando seria dado início a este trabalho. O mesmo respondeu que o mesmo teria começado desde o alerta do meu telefonema, levando-o, de imediato, a tomar providências.

Foi perguntado também qual o tempo mais ou menos previsto para a conclusão deste trabalho, pelo que foi respondido que seria calculado em alguns meses...


Estou feliz com a notícia! A cada passo dado consigo adquirir um bocadinho mais de serenidade. A certeza de que esta é uma luta válida dá-me força!
Parabéns a todos os que sofrem com a fibromialgia e um grande, grande obrigado à Dra. Margarida Neves de Sá. Se não fossem a sua coragem e persistência estas pequenas vitórias estariam ainda mais afastadas no tempo.
Não se esqueçam: a união faz a força!


  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: APDF com a Direcção Geral de Saúde Rating: 5 Reviewed By: Unknown