728x90 AdSpace

Notícias
8 de abril de 2015

10 factos importantes sobre fibromialgia



1. ACREDITE sempre em si próprio tanto emocional como fisicamente.

Ninguém tem o direito de lhe dizer que o que está a sentir não é real! A fibromialgia é uma doença crónica, tal como a diabetes, a hipertensão ou a asma. Existe ainda muito desconhecimento sobre a doença mas os sintomas são reais e as preocupações dos doentes são legítimas.


2. NUNCA se sinta culpado pela sua doença.

Não desejou ter fibromialgia nem pode simplesmente desejar que ela saia da sua vida. A fibromialgia não é falta de carácter, é uma doença neurológica.


3. A FIBROMIALGIA tem dias bons e dias maus.

Quando tiver um dia pior lembre-se que há-de ter um melhor logo a seguir. A Fibromialgia é muito mais do que dor. Estudos e sondagens entre os doentes indicam que a fadiga é tão problemática como a dor. Outros sintomas associados são sono não reparador, rigidez e problemas de concentração referidos como "nevoeiro cerebral". Os pacientes acabam por descobrir técnicas para gerirem as crises e manterem-nas sob controle.


4. A fibromialgia afecta mais do que aflige.

Toda a gente que conhece alguém com fibromialgia é afectado. A fibromialgia é considerada um problema de saúde global. Estudos provam que é uma desordem no sistema nervoso central.


5. A fibromialgia pode, às vezes, fazer sentir muita solidão.

Lembre-se que existem milhões de pessoas com fibromialgia e muitas delas sentem-se como você se sente. Embora haja alguns critérios estabelecidos para ajudarem a fazer um diagnóstico é importante reconhecer que as pessoas com fibromialgia são todas diferentes umas das outras e experienciam sintomas de forma muito variada. Como os sistemas que enviam e interpretam sinais de dor, no cérebro, envolvem muitos processos diferentes, é possível que diferentes pessoas sintam diferentes problemas.


6. Procure formas de melhorar a sua qualidade de vida.

É importante ser acompanhado por profissionais de saúde com quem se tenha uma relação confortável e de respeito mútuo.



7. Saber é poder.

Aprenda tanto quanto consiga sobre fibromialgia e tente pôr em prática alguns conceitos que aprendeu. Muitas vezes existem soluções relativamente simples que podem melhorar a sua saúde e, quanto mais souber, mais opções terá.


8. Não tome decisões enquanto sentir dores fortes.

Nunca tome decisões precipitadas, principalmente se estiver com dores. Encontrar a estratégia de tratamento que melhor funciona para si pode levar algum tempo. Mantenha a mente aberta e saiba que, ao longo do tempo, a melhor solução há-de ser encontrada.


9. Lembre-se de ser bom para si próprio.

Cada dia deve incluir actividades que o deixem feliz. Não se esqueça de parar e cheirar as rosas! É muito importante aprender a gerir a sua vida. Controle a sua higiene do sono, encontre motivação para se manter activo e tente, o mais possível, eliminar o stress.


10. Acredite na ciência.

Todos os dias se fazem avanços na investigação e tratamentos para a fibromialgia. A divulgação da doença e a sensibilização para a mesma são cada vez mais visíveis. Existem imensas organizações que trabalham diariamente para assegurar um futuro melhor para as pessoas com fibromialgia.



@ National Fibromyalgia Association
  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: 10 factos importantes sobre fibromialgia Rating: 5 Reviewed By: Unknown