728x90 AdSpace

Notícias
19 de março de 2015

"Cake - Um sopro de vida" | um filme sobre dor crónica



Estreia em Portugal, a 19 de março - hoje - o filme "Cake – Um sopro de vida", cuja protagonista sofre de dor crónica. A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) associa-se à estreia deste filme que aborda uma doença que afeta mais de 3 milhões de portugueses. 

trailer legendado do filme



"Cake" é protagonizado pela atriz Jennifer Aniston, nomeada por este papel para um Globo de Ouro. Conta a história de Claire, que sofre de dor crónica resultante de um traumatismo causado por acidente de viação e que devido a essa condição explora os limites entre a vida e a morte, abandono e desgosto, perigo e salvação depressiva. Afasta-se de todas as pessoas com quem se relaciona e acaba por procurar ajuda num grupo de pessoas com dor crónica, ficando obcecada pelo suicídio de um membro desse grupo de autoajuda.

"Este filme é uma oportunidade para recordar que a dor crónica tem um grave impacto na qualidade de vida das pessoas que, sem um acompanhamento médico adequado e um tratamento multidisciplinar em Serviços ou Unidades vocacionadas e organizadas para este objetivo, podem ficar sem capacidade para realizar as tarefas de vida diária, totalmente incapacitadas para trabalhar, com um enorme isolamento social e familiar, cujo sofrimento, depressão e incompreensão pelos demais conduz a um consumo absurdo de fármacos e a uma absoluta falta de vontade para viver", explica Duarte Correia, presidente da APED.

E acrescenta: "Acreditamos também que este filme vai permitir informar e ajudar a esclarecer, de forma mais evidente, que a dor crónica é uma doença grave e debilitante. Por isso, reafirmamos que o alívio da dor é um direito dos doentes e um dever dos profissionais e que constitui um imperativo ético promover o seu tratamento precoce e adequado".


Original @ Vital Health

  • Comentar no Blog
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: "Cake - Um sopro de vida" | um filme sobre dor crónica Rating: 5 Reviewed By: Unknown